Notícias

Regar com Eficiência

11/02/2015

A água é um elemento essencial para o seu jardim e requer um uso equilibrado – nem de mais, nem de menos. A rega é absolutamente vital, mas nutrir as suas plantas não tem de corresponder ao desperdício de um bem tão importante como a água de forma irracional. Cada gota desperdiçada é um passo largo na degradação ambiental.


Veja duas formas de regar o seu jardim, assegurando assim a longevidade das flores, vegetais e fruta, ao mesmo tempo que não desperdiça um dos recursos mais preciosos do planeta.

1. Regar preferencialmente de manhã, seja um jardim de flores ou de vegetais. Se regar a meio do dia ou da tarde, a água irá evaporar mais rapidamente. Se regar à noite, a água mantém-se sobre as plantas e folhas durante demasiadas horas, o que pode levar à formação de doenças várias.

2. Se tiver um sistema de rega automática assegure-se que o mesmo tem um sensor que cancela regas em períodos de chuva. Anualmente faça uma avaliação ao sistema para se assegurar que não está a provocar desperdícios, regando, por exemplo, zonas de pavimento. Caso muito frequente nos jardins das Câmaras Municipais.


Em suma, pode contar com a Helitene e a sua vasta gama de tubos e acessórios de jardim para dar seguimento a estes conselhos. Assim, preservará as suas plantas, o seu jardim e, ao mesmo tempo, contribuirá para baixar a sua fatura mensal da água.